Ralph Baer: tudo (ou quase tudo) sobre o pai dos videogames

Certeza você é da geração atual, que cresceu jogando PlayStation/Xbox e acha que os videogames surgiram no começo dos anos 90, no mááááximo nos anos 80? Errou! Errou feio! Errou rude!

Essa indústria multiBILIONÁRIA (é, bilhões, o negócio fatura MUITO) foi oficialmente lançada para o mundo nos anos 70, mais especificamente em 1972, mas tudo começou como um projeto na mente de um gênio já nos anos 60.

Ralph Henry Baer, mais conhecido somente por Ralph Baer, era um engenheiro alemão, naturalizado americano (foi para os Estados Unidos antes da Segunda Guerra, nascido em família judia), que começou a pensar no primeiro videogame em 1966, e ficou 2 anos queimando os miolos (cheirinho de bacon? oi?) para desenvolver o protótipo do primeiro videogame do mundo. A sua ideia era a de que a televisão poderia se tornar mais interativa, não só pra gente ficar assistindo.

Nos dois anos que Ralph Baer trabalhou no Odyssey, juntamente com Bill Rusch e Bill Harrison, desenvolveram sete modelos até chegar no Brown Box, o nome do protótipo apresentado, que mais tarde se tornaria o primeiro videogame do mundo. Com o protótipo pronto, o trio começou sua caçada para alguém comprar a ideia e produzir o videogame. Em 1972, a Magnavox abraça a causa e em setembro do mesmo ano lança o Magnavox Odyssey.

Depois do lançamento do Odyssey, Ralph Baer continuou trabalhando fazendo jogos e brinquedos. Um dos brinquedos tenho CERTEZA que você já brincou, criança ou depois de adulto(a). Por um acaso você já ouviu falar do GENIUS (lá fora chamado de Simon Says)? Então, foi o Ralph que fez. Bem legal, né?

Em 2006, o presidente americano da época, George W. Bush entregou a Ralph Baer a Medalha Nacional de Tecnologia. Infelizmente, em 2014, Ralph falece aos 92 anos, e ele nunca parou de trabalhar. Há quem diga que, na verdade, ele não foi o pai dos videogames, já que outras invenções envolvendo interações com computador foram desenvolvidas antes, mas o pai do primeiro videogame comercializado é sim, Ralph Baer.

Fique ligado(a) que logo postarei mais detalhes sobre as invenções que vieram antes dele, ok??

E você? Já jogou Odyssey alguma vez? Conta pra mim nos comentários.

Leave a comment